terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ceia de Natal por Renata Almeida Lopes


O Natal está chegando e li o texto postado pela chef Renata Almeida Lopes, da Estilo Gourmet Saber Culinário, no Facebook. Me tocou bastante e transcrevo a seguir.

"Me pediram para falar alguma coisa sobre a ceia de Natal...
A data evoca memórias afetivas ligadas à comida, é a preparação de um ritual...
Estamos ávidos pela surpresa que perdemos a capacidade de enxergar a magia dos Clássicos. Natal não é hora de se mostrar inventivo na cozinha. Pare de seguir as exigências e os decretos em matéria de gastronomia. Você está na sua casa e ninguém o impedirá de fazer as receitas herdadas de sua avó. "O clássico só sobrevive ao tempo através da excelência... Por que torcer o nariz para o que sobreviveu ao tempo... não mude o rumo de uma história que já está escrita." (Roberta Sudbrack). Acredite... recomece... Tudo deve ser preparado lentamente durante o dia. Não procure deixar essa noite sedutora e sim aconchegante. A tradição ainda tem belos recursos. Está pronto? Então, o que deseja?
Esperamos um ano inteiro para sentir o cheiro do Natal, o sabor do Natal... Farofa com frutas secas, o tender com abacaxi, o peru com ou sem recheio, o bolo de frutas, a rabanadaaaaa... e Ele... Papai Noel... ele existe, acredite!"

Renata Almeida Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.