Tabule é um prato tradicional da culinária árabe, cheio de frescor e alguns segredinhos: o trigo não deve ficar muito tempo de molho para não empapar, e a salsinha deve ir para a receita lavada e bem sequinha.
INGREDIENTES
½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
2 tomates maduros
½ cebola
1 ½ xícara (chá) de folhas de salsinha (cerca de 1 maço)
¾ de xícara (chá) de folhas de hortelã fresca (cerca de 1 maço)
caldo de 1 limão
¼ de xícara (chá) de azeite
sal a gosto
folhas de minialface romana para servir
MODO DE PREPARO
Numa tigela média, coloque o trigo, cubra com água e deixe hidratar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.
Lave e seque bem as folhas de salsinha e de hortelã – para ficar mais fácil, utilize uma centrífuga de saladas, assim as folhas ficam bem sequinhas. Pique grosseiramente a salsinha e a hortelã.
Passado os 15 minutos, forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra a água do trigo. Una as pontas do pano, fazendo uma trouxinha, e torça bem para escorrer o excesso de água.
Numa tigela coloque a cebola, o tomate, a salsinha e a hortelã picados. Tempere com o caldo de limão, o azeite, sal a gosto e misture bem. Acrescente o trigo hidratado e misture delicadamente com uma colher – o trigo é o último a entrar na salada para não ficar encharcado. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de alface a gosto.
DÁ PARA ARMAZENAR
O tabule dura até 1 dia na geladeira, mas o trigo aos poucos vai absorvendo a umidade dos ingredientes e o tabule não fica tão soltinho quanto feito na hora.
Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Tabule
Obs. Às vezes eu também coloco pepino picado e sirvo com alface americana picada grosseiramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.