quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Pimenta Rosa - Uma pimenta que não arde

A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é anti-raquítica, atua também na depuração e purificação do organismo, é anti-vermífuga e anti-inflamatória. O óleo essencial da pimenta rosa é muito utilizado na medicina popular, sendo eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias. 
Aromática e suave, da família da Anacardiaceae, a pimenta rosa é encontrada na América do Sul e Central. É um fruto da Aroeira, de cor vermelho-coral que não tem nada a ver com a pimenta conhecida.
Servem para preparar vinagres e por alguns povos é ingrediente de uma bebida fortemente inebriante. O óleo contido nas folhas assim com o suco leitoso extraído das cascas era usado com fins medicinais.
A Aroeira é uma árvore tropical que pode atingir até 20 m de altura; folhas de cheiro aromático com ca-chos de flores branco-amareladas atingindo até 20cm de comprimento, seguidas por bagas vermelhas.
A pimenta rosa tem propriedades estimulantes e anti-sépticas, sabor adocicado, aromático,parecido com o zimbro.
Ela é processada da mesma forma que os outros tipos de pimenta, com um sabor ligeiramente picante.
Recomenda-se o aroma suave da pimenta rosa com peixe ou legumes. Porém uma das melhores com-binações é com o chocolate, um chocolate quente temperado com ela é uma bebida extremamente deliciosa.
Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta. Em Santa Catarina a planta é conhecida como aroeira ou aroeira-vermelha. Em outras regiões do Brasil é conhecida por aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta brasileira, entre outros, já que ocorre desde o Rio Grande do Sul até Pernambuco, nas restingas do litoral e em terrenos profundamente alterados pela ação do homem. No exterior foi introduzida na cozinha europeia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de “poivre rose”. Dizem que a aroeira-vermelha acrescentou um gostinho tropical à “nouvelle cuisine”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.