quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Os benefícios da semente de abóbora


Embora muitos associem a abóbora apenas a sopas de emagrecimento e ao Halloween, tanto a sua polpa como a sua semente oferecem um conjunto de ações muito benéficas ao organismo, indicando que este pode ser um alimento funcional para combater doenças cardíacas, osteoporose, incontinência urinária e até ajudar a estabilizar o humor. Conheça um pouco mais sobre esta semente e como consumi-la, além de uma receitinha de sopa italiana especial!

Melhora o funcionamento da bexiga

O extrato da semente de abóbora ajuda no tratamento da bexiga hiperativa, um problema que provoca vontade súbita de urinar, podendo até ocasionar a perda involuntária de urina. Cientistas japoneses examinaram os efeitos deste extrato sobre a frequência urinária em mulheres na pós-menopausa e em homens com mais de 60 anos, e a conclusão foi animadora. Os participantes experimentaram uma redução significativa da frequência urinária, logrando até uma qualidade de sono superior com a diminuição das idas ao banheiro após 6 semanas de uso contínuo da semente de abóbora.

Combate doenças cardiovasculares

A semente de abóbora é rica em diversas substâncias, como ácidos graxos monoinsaturados e potássio, que ajudam a prevenir e controlar doenças cardiovasculares, auxiliando a reduzir o colesterol e controlar a pressão arterial.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

É uma excelente fonte de fibras, o seu consumo regular ajuda a prevenir e a tratar a constipação intestinal, mandando para longe a sensação de desconforto e inchaço provocadas pelo mau funcionamento intestinal. Uma ótima dica para as mulheres é consumir a semente de abóbora em saladas no almoço ou jantar durante o período que antecede à menstruação, em que é comum sofrer com constipação.

Excelente para pele

Tem uma ação antioxidante graças ao seu teor de vitamina E, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele!

É um vermífugo natural

Sim, a sua avó tinha razão: a semente de abóbora é um vermífugo natural muito eficiente. Isto porque contém cucurbitacina que, além de vermífugo, é um anti-inflamatório que ajuda no tratamento e na prevenção de infecções urinárias e na próstata.

Afaste a tristeza com esta sementinha

O triptofano é precursor de um dos principais hormônios ligados à sensação de bem-estar: a serotonina. E tanto a abóbora como a sua semente são uma excelente fonte de triptofano, ou seja, ajudam a afastar a tristeza! Isto sem falar que a semente de abóbora é excelente para o sistema imunológico e para a visão!

Aí vai a receita.

Semente de abóbora tostada

Ingredientes:
Abóbora bem madura
Azeite de oliva
Sal marinho (opcional)
Canela e cravo em pó (opcional)
Pimenta caiena (opcional)

Modo de preparo

Escolha uma abóbora bem madura e com as mãos mesmo, retire as sementes, procurando separá-las por completo da polpa. Para conseguir deixá-las bem limpas, sem nada de polpa, deixe-as de molho por cerca de 1 hora em água fria.
Depois é só esfregar com as mãos enquanto você passa as sementes pela peneira. E é só usar papel toalha ou um pano de prato limpo para secá-las.
Coloque-as bem espalhadas em uma assadeira untada com um pouco de azeite.
Pré-aqueça o forno, cerca de 180 ºC, por 10 minutos e depois coloque a assadeira com as sementes. Não é preciso acrescentar nenhum condimento, no entanto se você quiser, antes de levar ao forno a assadeiras tempere com sal marinho para ter um sabor salgado.
Se quiser deixar um sabor apimentado, use pimenta caiena. Para sabor mais doce, cravo da índia e canela em pó podem ser usados.
Em seguida, leve ao forno por 20 minutos ou até que fiquem dourados. Espere esfriar para comer. Você pode consumi-las com casca mesmo. Se preferir, depois de preparadas, retire a casca e use a sementes para preparar a massa de pães e tortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.