quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Em defesa das uvas passas!


Chega dezembro e elas entram em ação! Puras ou acompanhando receitas, as uvas passas são tradições das ceias de Natal, de almoços e jantares em família durante essa época. No entanto, se você pensar em alimentação saudável, essas frutinhas secas são tão nutritivas que deveriam se aproveitadas por todo o ano, sabia? Pequenas, docinhas e poderosas, elas apresentam benefícios incríveis para a nosso organismo.

Mesmo passando pelo processo de desidratação, a uva passa não perde os seus principais componentes nutricionais. Rica em fibras, vitaminas e minerais, uma pequena porção da fruta pode ajudar a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e, até mesmo, aumentar o apetite sexual. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, esse alimento é saudável e versátil, podendo ser aproveitado em diversos momentos da nossa alimentação: 

"Podemos incluir no arroz, saladas, tortas, bolos, panetones, iogurtes, granola caseira, biscoitos, pães, mix de castanhas ou comer pura", indica a profissional, que destaca os benefícios nutricionais das uvas passas para a nossa saúde. Confira!

Por que comer uva passa faz bem para a saúde?

1 - Regula o intestino: As fibras alimentares presentes nas pequenas uvas passas são responsáveis por facilitarem o trânsito intestinal, prevenirem a constipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também são essenciais para proporcionar saciedade e favorecer a perda de peso gradual e saudável.

2 - Possui efeito energético: Fonte de frutose e glicose, esses dois açúcares naturais são importantes para deixar o corpo mais ativo e dar mais disposição nas atividades diárias, como nos estudo, trabalho e atividades físicas regulares.

3 - Fortalecer dentes e ossos: Rica em minerais, como o cálcio, o boro e o ferro, as uvas passas ajudam a manter a saúde óssea e muscular em dia, prevenindo a osteoporose com o avanço da idade e, durante a fase de crescimento das crianças, esses minerais são essenciais para ajudar no desenvolvimento saudável do corpo.

4 - Protege contra doenças cardiovasculares: Carolina Xavier destaca a presença do potássio no alimento: "Essa substância que controla o sódio no organismo evitando assim a elevação da pressão arterial", explica a profissional.

5 - Previne o câncer: As uvas passas são boas fontes de polifenóis, agentes antioxidantes que evitam o desenvolvimento das células cancerígenas causadoras do câncer de cólon, mama, próstata e outros.

6 - Aumenta a libido: Para dar uma boa apimentada na relação, essa fruta seca, por conter arginina (aminoácido) em sua composição, ajuda a estimular o apetite sexual tanto para os homens como para as mulheres.

7 - Previne a anemia: Esse distúrbio é caracterizado, principalmente, pela deficiência do ferro. Assim, as uvas passas fornecem bons níveis desse mineral ajudando a prevenir a anemia. Para potencializar a ação do mineral, a fruta pode ser combinada com outros alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, etc.

8 - Fortalece o sistema imunológico: Para impedir o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo, a uva passa também pode contribuir, já que contém bons níveis de vitamina C em sua composição.

Uva passa: quais são as recomendações de consumo?

Cheia de nutrientes importantes para o nosso bem-estar, contudo, a uva passa deve ser consumida de forma moderada. "Por conter frutose, um açúcar natural das frutas, deve-se moderar na sua ingestão. Pode usar até duas colheres de sopa cheia por dia. Além disso, diabéticos devem evitar o consumo e para quem deseja perder peso ter um máximo de cautela", finaliza Carolina.

* Carolina Xavier (CRN 13101020) é nutricionista clínica e esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.