sábado, 9 de maio de 2015

Livros raros de culinária para baixar de graça


Mesmo em um mundo completamente interativo, muita gente ainda tem o hábito de consultar e comprar livros de receitas.

Porém, alguns tesouros da gastronomia estão "escondidos" em títulos que são difíceis de encontrar em livrarias e sebos. Estas raridades, são fontes preciosas de pesquisa de receitas clássicas e tradicionais que, se descobertos, poderão trazer à mesa um sabor especial.

Além das receitas, os livros antigos pareciam não ter preguiça de ir á fundo em temas como, a relação das pessoas com os alimentos, histórias interessantes e descobertas experimentais.

Os temas abordados são bem diferentes do que tem hoje por aí, quando ficamos confusos com tanta informação contraditória sobre, por exemplo, dietas especiais para diferentes tipos de doença, e sobre os benefícios de cada alimento.

Para resgatar informações de uma época em que os alimentos eram "de verdade", compartilhamos com vocês, quatro links de livros em português (inclusive em português de Portugal) para você baixar de graça e se alimentar de receitas, dicas e tradições dos tempos bons. Confira:

1) Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV)

Editado em 1963 pelo Instituto Nacional do Livro e com escrita adaptada para o século XXI, o livro é dividido em quatro seções entre carne, leites, ovos e conservas. De acordo com a Fundação Biblioteca Nacional, este é o mais antigo livro de culinária em língua portuguesa. Esta preciosidade tem autoria desconhecida e foi, originalmente, totalmente manuscrito. Hoje, você pode fazer o download grátis e preparar receitas clássicas e deliciosas!

Baixe o livro em:

2)  Arte de Cozinha (1680)

Isso mesmo! Um livro de receitas do século XVII. Não por acaso, foi o primeiro livro de culinária português a ser publicado. Com autoria de Domingos Rodrigues, esta raridade tinha como foco pessoas endinheiradas da época que tinham importante influência na culinária de Portugal.


3) O Cozinheiro Imperial (1839)

Parece que o primeiro livro de culinária legitimamente brasileiro, teve sua primeira publicação quase 200 anos depois do português “Arte de Cozinha“. Algum apaixonado por comida teve a atitude de publicar a primeira edição em 1839. O autor é desconhecido, mas trouxe para o livro “O Cozinheiro Imperial“, receitas que mesclava a culinária inglesa e francesa, com iguarias preciosas do Brasil.


4) Cozinheiro Nacional (1860)

Vinte e um anos após o registro do primeiro livro de receitas brasileiro, aparece nosso segundo tesouro gastronômico. “O Cozinheiro Nacional” é uma compilação das melhores cozinhas brasileira e europeias.
Publicado pela Livraria Garnier, o livro traz ensinamentos para a preparação de sopas, molhos, carnes, caça (é, nesta época havia a prática da caça selvagem), peixes, crustáceos, ovos, legumes, pudins, pasteis, doces de massa e conservas. E ainda, vem acompanhado das regras de servir à mesa, ornado com numerosas estampas finas. Chique!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.