terça-feira, 29 de julho de 2014

Os benefícios do Cheiro Verde

Salsinha e Cebolinha. Essa dupla é perfeita para qualquer ocasião, seja para ser usadas como temperos, em sopas, carnes, peixes, saladas, pratos quentes e tortas.

O consumo de salsa e cebolinha verde é especialmente recomendado para diabéticos, previne doenças cardiovasculares, uma vez que reduz o colesterol e a viscosidade do sangue.

Esses temperos verdes ativam todas as funções orgânicas, são antibacterianos e anti infecciosos, estimulam a função renal, promovendo a eliminação de resíduos nitrogenados e vermes intestinais.

Salsinha:
A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e eliminar gases do estômago e intestino. Essa hortaliça atua nos distúrbios urinários por ser um diurético natural — que ajuda os vasos sanguíneos a eliminarem o excesso de líquido.

A salsa é também anticancerígena, devido à sua alta concentração de antioxidantes. Ela deve sempre fazer parte das saladas porque atua como um desodorante interno.

O suco da salsa, quando aplicado em gotas, alivia a dor de ouvido. As folhas, em cataplasmas, são anti-inflamatórias. E quando usada em forma de tópicos, age como calmante das pálpebras e olhos, desodorante bucal e controlador da oleosidade da pele.

Cebolinha verde:
A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Em razão de ser uma planta bem versátil em relação ao seu uso, é utilizada em praticamente todas as partes do mundo.

A cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite. Existem inúmeras maneiras de se utilizar a cebolinha. Geralmente, a hortaliça é usada na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, etc., além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos.

A cebolinha contém alto teor de Cálcio e Fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes. Possui Niacina, que estimula o apetite, mantém a saúde da pele e promove o crescimento.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Benefícios da pimenta dedo de moça

Segundo nutricionistas, no caso da pimenta, sim, esse tempero aromático tem poderes curativos, devido à substância capsaicina, que, assim como a piperina no caso da pimenta preta, é uma substância que libera endorfinas e funciona como um sinal ao cérebro para que libere essas substâncias, que são analgésicos naturais em nosso organismo.
A pimenta tem ótimos efeitos em casos de dores de cabeça, por exemplo e também alivia indigestão e dores musculares. Também possui outros nutrientes, como minerais, como ferro e vitaminas, como A e C, que são antioxidantes, por isso, previnem várias doenças (até câncer!) e infecções e também o envelhecimento precoce. Estimulam a circulação sanguínea e garantem uma melhor visão, cabelos e unhas fortes, menos resfriados e gripes, etc.
A pimenta possui valor calórico insignificante, pode ser consumida in natura, nos temperos de diversos pratos e também em conservas. Apenas 3g de pimenta por dia, já garantem que a pessoa usufrua de seus benefícios.

Veja uma lista das propriedades e benefícios da pimenta:
analgésica,
antiinflamatória;
energética,
estimulante,
afrodisíaca,
rica em vitaminas,
antioxidante,
controla o colesterol,
ameniza enxaquecas,
emagrecedora,
reguladora de estômago e intestinos,

Obs.: Apesar de benéfica, seu consumo deve ser moderado, pois, em excesso, pode causar sudorese e elevar a pressão arterial.

Por Daiane Silva