O coentro é uma erva polêmica: muitas pessoas adoram e outras odeiam ? não gostam nem de sentir o cheiro. No Brasil, ele é muito utilizado em pratos no Norte e Nordeste. De cheiro e sabor marcantes, o coentro tem boas propriedades, que ajudam a deixa o organismo mais forte e saudável: confira 6 benefícios do coentro para a saúde!
Melhora a digestão
O coentro estimula os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Além disso, ele ajuda na secreção adequada de enzimas que foram o suco gástrico, ajudando a aliviar cólicas estomacais.
Ajuda na imunidade
Por ser fonte de vitamina C, ácido fólico e vitamina A, o coentro ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Anda ficando doente? Use o coentro para temperar seus pratos!
Aliado na perda de peso
Quando consumido regularmente em uma dieta balanceada, o coentro ajuda no emagrecimento: suas folham têm uma substância química chamada limoneno, que dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal.
Tem ação antibacteriana
Um composto presente nas folhas da planta faz com que ela tenha capacidade de eliminar diversos tipos de bactérias, inclusive a salmonela, responsável por muitos casos de intoxicação alimentar. Por isso, o tempero também ajuda a melhorar o mau hálito.
Funciona como relaxante muscular
Anda treinando na academia e precisa se recuperar? O coentro pode ser uma ótima opção, pois ajuda a relaxar os músculos e a recuperá-los.
Ação diurética
Anda sofrendo com a retenção de líquidos? Suco ou chá de coentro podem te ajudar, pois a erva estimula o funcionamento dos rins.
Por Marcela Barros
Receita de Molho de Coentro
Este molho pode ser usado para acompanhar carnes vermelhas e churrascos.
Ingredientes:
1 xícara de chá de coentro grosseiramente picado
1 dente de alho
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá rasa de sal
½ xícara de chá de água
¼ de xícara de castanha de caju
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até que vire uma pasta uniforme.
Por Equipe Editorial do Tua Saúde
Fontes: